segunda-feira, 27 de julho de 2009

como tirar proveito do estresse?


Ao ficarmos nervosos nos parece impossível reverter a situação: as mãos suam, o estômago embrulha, ficamos impotente diante do nervosismo. Mas é exatamente isso que os especialistas sugerem que se faça.

Segundo as novas teorias desenvolvidas contra o estresse, quem aprende a lidar com as relações provocadas por ele tem mais habilidade para contrabalançar os efeitos ruins que provoca.

Quando nos encontramos sob estresse, o corpo produz uma mistura de adrenalina e colesterol, entre outros hormônios, formando um poderoso coquetel energético. Isso desencadeia uma séria de reações biológicas como: o aumento da pressão sanguínea, dilatação das pupilas e aceleração da respiração.

Essas reações são instintivas e nos preparam para enfrentar algum desafio ou uma mudança repentina.

As pessoas que conseguem dominar esta carga de energia extra, tira do próprio estresse a força necessária para superar a dificuldade a ser enfrentada. Para isso, em primeiro lugar é preciso diagnosticar o tipo de estresse para, depois, saber como enfentá-lo.

Pressão e Desafio


Estresse nem sempre é algo negativo. Existe um lado positivo e é dele que vem a coragem com que se vence uma competição ou se escapa de uma situação perigosa.

Ele funciona como um alarme que dispara preparando o nosso corpo para um esforço extra. Nesse caso, as pessoas que têm um espírito empreendedor se saem melhor, apesar do estresse do desafio poder causar bloqueios e desgaste.

Existem quatro maneiras de se lidar com ele e transforma-lo numa coisa positiva:


1. Aceita-lo: Não adianta resistir. Assim se acaba ficando mais ansioso. O nervosismo é natural e pode ajudar a fazer avanços.

2. Encarar o desafio de frente: Em vez de gastar energia reclamando dos imprevistos, o melhor é arregaçar as mangas, pôr mãos à obra e pensar na situação como um desafio positivo, um motivo para crescer e melhorar.

3. Mudar seu ponto de vista: Um exercício que ajuda muito nos períodos difíceis, é redirecionar a questão. Pergunte-se: “será que esse problema me parecerá tão complicado na próxima semana?” Isso põe tudo numa nova perspectiva.

4. Dê-se uma recompensa: Quando a tempestade passar, faça algo divertido para de recompensar por ter ultrapassado mais um obstáculo.

Nosso drama de todos os dias

As pressões comuns no nosso dia-a-dia são a força motriz do estresse – o transito, se atrasar para um compromisso e como nunca pode faltar: aquele tilt no computador.

Apesar desses contratempos nos tirar totalmente do sério, é possível supera-los totalmente ao final no dia. Mas para isso, é preciso treino.

Em primeiro lugar, é preciso saber disfazer as tensões que levam ao estresse.

Em “O Livro da Sobrevivência ao Estresse (Ed. Manole), Alex Krista diz: “acostume-se a despejar conscientemente os pensamentos destrutivos antes que eles comecem a se consolidar.

É o jeito de aprender a interpretar suas respostas condicionais ao estresse.”

Para evitar esses pequenos dramas é preciso se organizar.

Para isso você precisa:


§ Antecipar-se: Se você sempre se atrasa de manhã, procure deixar tudo pronto no dia anterior, como a roupa q vai vestir, o material que vai precisar etc. Quando já se sabe que algo será problemático, o melhor é estar preparada.

§ Aproveite: As enormes filas são inevitáveis, mas a falta de paciência pode não ser. Para esses casos tenha sempre um livro na bolsa ou algo que possa fazer enquanto espera.

§ Dizer Não: Ir além dos próprios limites não vale à pena. As vezes é melhor dizer não e respeitar suas condições do que dizer sim apenas para agradar o outros e acabar não cumprindo suas promessas.

As Questões Graves

Este é o estresse mais difícil de se lidar.

Geralmente ele surge quando a pessoa perde o emprego, enfrenta uma doença ou passa por um divórcio.

O organismo da grande maioria das pessoas é capaz de enfrentar bem essas situações durante um certo tempo, mas quando a situação é muito grave e prolongada geralmente o sistema imunológico se enfraquece o que pode provocar hipertensão, doenças cardíacas e até câncer.

Robert Gerzon explica em seu livro “Encontrando a serenidade na Era da Ansiedade” (Ed. Objetiva), o seguinte: “Costumamos subestimar nossa capacidade de enfrentar os desafios da vida. Mas grandes dificuldades podem ajustar nossas almas e nos fortalecer, através da superação da dor”.

Como Se Defender


§ Tome bastante suco de laranja. A vitamina C ajuda a reduzir o nível dos hormônios liberados quando estamos estressados. O ideal é consumir 100mg a 200mg – um copo de 220ml contém 124mg, por exemplo.

§ Diminuir o cigarro, álcool, café e doces. Eles são estimulantes e ajudam o estresse. O álcool, por exemplo, quando é eliminado pelo organismo, o corpo começa a produzir uma quantidade maior de um neurotransmissor que aumenta a sensação de ansiedade e irritação.

§ Quando ficamos ansiosos, produzimos ácido lático em excesso nos músculos, o que provoca dores generalizadas. Para evitar isso, deve-se consumir até 500mg de magnésio por dia através de folhas verdes, feijão, nozes e uvas-passas.

§ Comer bem é remédio para quase tudo. Bastam algumas horas sem comer para que o nível de açúcar no sangue diminua. Esta queda mexe com hormônios que provocam ansiedade, portanto, pequenos lanches entre as refeições (mais ou menos duas horas depois das refeições) são o melhor remédio contra essa situação.

§ Mantenha-se sempre em movimento. Tente se exercitar pelo menos por uma hora, três vezes por semana. Quanto mais estimulo o corpo recebe com movimentos, mais será a produção de endorfina, substância produzida no cérebro ligada a sensação de prazer.

§ Durma sempre no mesmo horário todos os dias. Quem dorme em uma hora diferente a cada dia, não consegue ajustar seu relógio biológico interno, mesmo descansando durante o mesmo número de horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário