domingo, 23 de agosto de 2009

Adeus, braços flácidos

Mulheres com mais de 40 anos descobrem que sua prioridade estética é aquele pedaço macio do corpo localizado entre a axila e o cotovelo
Martha Mendonça

BRAÇO DE 30
Rose, de 53 anos, faz pose e exibe os tríceps. Ela pega peso três vezes por semana e exorciza a “pelanca do tchauzinho”
Na rotina de exercícios da secretária carioca Rose Figueiredo, de 53 anos, uma parte do corpo tem ganho atenção especial: os braços. Munida de pesos de 6 quilos em cada mão – e muito mais se o treino for feito em aparelhos –, ela trabalha incansavelmente seus bíceps e, principalmente, tríceps, que são aquela parte entre a axila e o cotovelo. Um dos objetivos é fugir da chamada “pelanca do tchauzinho”.
A partir da meia-idade, o braço das mulheres tem uma forte tendência a perder a tonicidade e acumular gordura. O resultado costuma ser o adeus às blusas sem manga e, muitas vezes, uma postura mais dura, evitando afastar os braços da cintura. Ou seja: malhar é preciso. “No calor do Rio de Janeiro, usar manga mais longa seria um sacrifício. Então pego peso de três a quatro vezes por semana para manter tudo no lugar”, diz Rose, que faz musculação desde os 19 anos.
“O braço sarado é a nova obsessão das mulheres a partir dos 40 anos que prezam pela boa forma”, afirma o body designer carioca Alexandre Rodrigues, o Xande Negão, preferido de famosos como Márcio Garcia e Flávia Alessandra. Ele diz que, até alguns anos atrás, as alunas gostavam mais de cuidar das pernas e do bumbum, a preferência nacional. Os braços eram deixados de lado, até porque ter esses membros mais firmes dava um aspecto masculino, na percepção da maioria. “Agora há um número maior de mulheres de meia-idade malhando pesado e elas têm essa preocupação com os membros superiores, que denunciam muito a idade”, diz.
Atrizes de 50, 60 anos, como Cristiane Torloni, Susana Vieira e Bruna Lombardi podem ser vistas na televisão ou no cinema com braços fortes, sem excesso de gordura ou de pele. “Graças a Deus tenho uma predisposição genética excelente e fiz remo e balé durante a juventude. Mas não deixo de malhar braço. Se depender de mim, não vai cair nunca”, diz Susana Vieira, dona de tríceps acentuados, especialmente se for levada em conta sua idade: 67 anos. A primeira-dama americana, Michelle Obama, de 45 anos, também chamou a atenção do mundo no início do ano, quando fez suas primeiras fotos para a revista Vogue com os braços nus.
Coroas “braçudas” se multiplicam, criando um novo referencial de beleza feminina. Mas, para chegar lá, não basta pegar peso. Segundo o professor de educação física e colunista de ÉPOCA Marcio Atalla, exercícios aeróbicos e alimentação balanceada são outros fatores importantes para uma mulher ter o braço de seus sonhos. “Se o músculo estiver forte, mas a gordura continuar ali, não há o efeito esperado”, afirma.
Caminhadas ou corridas e corte nos doces e nas frituras são primordiais para os membros “secarem” e os músculos mostrarem sua definição. E qualquer mulher pode ter o braço sarado? A resposta não é definitiva – afinal, milagres acontecem. Mas dificilmente quem foi ociosa a vida toda, nunca se importou com ganho de peso e chegou a certa idade vai conseguir dar a volta por cima. “Mas, mesmo que ela não consiga atingir a perfeição, só diminuir a pelanca e evitar as celulites no braço já é importante para elevar a autoestima”, diz Atalla.
Esquecer os limites é que é o problema. A extrema magreza, somada a uma musculatura acentuada, pode criar uma imagem realmente estranha. “O grande exemplo é a Madonna”, diz Atalla. Recentemente, a estrela pop foi flagrada por paparazzi extremamente magra e com os músculos dos braços praticamente saltando. “Uma figura feia demais”, diz o professor. O segredo é balancear as necessidades estéticas com o próprio biótipo. Malhar só braço pode desequilibrar a fisionomia feminina. Sem falar que, se a mulher desenvolver os músculos do braço sem reduzir a gordura, ficará com membros enormes e desproporcionais. E aí, tchau, beleza.
Que par de braços!
Algumas mulheres famosas que aderiram à moda dos braços musculosos e (quase sempre) bonitos


Susana Vieira
A atriz de 67 anos fez remo e balé na juventude e hoje faz musculação com pesos de 5 quilos para fugir da flacidez



Madonna
A rainha da malhação chegou aos 50 com braços fora do tom, segundo as fotos de paparazzi que rodaram o mundo todo recentemente



Michelle Obama
Os braços torneados da primeira-dama americana, de 45 anos, combinam com seu temperamento de mulher forte



Bruna Lombardi
Nas últimas aparições nas telas, como no filme O signo da cidade, ela mostrou braços fortes aos 57 anos



Cristiane Torloni
Abuso de decotes e alcinhas na novela das 8 mostra que aos 52 anos ela não deixa de malhar os braços

Nenhum comentário:

Postar um comentário