sexta-feira, 8 de maio de 2009

TRATAMENTOS PARA CABELOS


TRATAMENTOS PARA CABELOS CRESPOS


Nove entre dez mulheres vivem em guerra constante contra a cabeleira. Volume excessivo, fios ressecados, pontas duplas, oleosidade... Nem mesmo as famosas estão livres dos problemas que nos deixam de cabelo em pé. Camila Pitanga, por exemplo, tem cabelos ondulados e volumosos e vira-e-mexe faz escova e desfila com fios lisíssimos. Agora, sua personagem Bebel está arrasando em Paraíso Tropical com cabelos crespos. "Os fios da Camila Pitanga são fáceis de trabalhar. Com escova, ficam lisos e com movimento. Para definir os cachos, basta secar com difusor", conta a cabeleireira da bela, Elza Pontes, do Rio de Janeiro. Inspire-se nas soluções de Camila Pitanga e de outras famosas e faça as pazes com sua cabeça de uma vez por todas!


Definir cachos

As madeixas de Camila Pitanga não são lisas nem crespas, permitindo diversos penteados. Veja os segredos da atriz:
Corte: "Fiz um corte com base reta, levemente desfiado nas pontas e na frente para dar volume e balanço aos fios", revela Elza Pontes.
Produtos específicos: Mousse de fixação ou ativador de cachos.
Em casa: "Para definir os cachos, basta aplicar um pouco de mousse e secar os fios com difusor", diz a cabeleireira carioca.

Oleosidade excessiva
Para vencer a oleosidade, Ellen Jabour procura prender as madeixas quando pode para evitar que o óleo do cabelo aumente o sebo do rosto. Outras dicas:
Lavagem: Deve ser diária. "É um mito achar que lavar os fios diariamente estraga o cabelo", lembra a terapeuta capilar Sheila Belotti, do Rio de Janeiro.
Xampu e condicionador: Para cabelos oleosos. Condicionador, só nas pontinhas! Não use leave-in.
Em casa: Hidratações a cada 15 ou 20 dias. Aplique o creme de tratamento somente no comprimento.

Falta de brilho

Alessandra Negrini sofre com as sessões diárias de chapinha e o babyliss, que diferenciam as gêmeas Taís e Paula da novela global Paraíso Tropical.
Xampu e condicionador: Específicos para o seu tipo de cabelo - normais, secos, oleosos...
Em casa: Use produtos doadores de brilho, que mascaram o problema até a próxima lavagem.
No salão: O banho de brilho, produto hidratante com pigmentos, uniformiza a cor do sol e dá um efeito envernizado ao fio por até 40 dias. Custa cerca de R$ 100.

Fios ressecados

Praia, tintura, escova, chapinha, etc. danificam e deixam as madeixas com aspecto de palha. Que o diga Siri, que sofre para manter os fios loiros e hidratados.
Xampu e condicionador: Prefira produtos para cabelos ressecados.
Em casa: Use semanalmente máscaras à base de aminoácidos, vitaminas e silicone.
No salão: "Os profissionais dispõem de diversos tratamentos que hidratam profundamente os fios, como a cauterização", lembra a terapeuta capilar Sheila Belloti.

Sem volume

A rainha dos baixinhos sofre para encorpar as madeixas lisas e finas.
Xampu e condicionador: Para cabelos sem volume.
Em casa: Aplique mousse nos fios úmidos, faça rolinhos em mechas médias, prenda cada uma delas com grampos e deixe secar naturalmente.
No salão: Uma alternativa é recorrer ao megahair, colocando algumas mechas de fios naturais entre os cabelos. O procedimento custa a partir de R$ 500 e dura cerca de três meses.

Pontas duplas

As pontas dos cabelos longos, como os de Maria Fernanda Cândido, acabam se partindo com as agressões diárias.
Tesoura: A única forma de eliminar definitivamente as pontas duplas é cortar os fios a cada dois meses.
Finalizadores: Se você não suporta a idéia de enfrentar a tesoura, disfarce as pontas duplas até a próxima lavagem com reparadores à base de silicone.
Cuidados: Use pentes com dentes largos.
Em casa: Hidratações semanais ou quinzenais ajudam a prevenir as danadas.

Fios quebradiços
Esse problema afeta mais quem tem cabelos tingidos, relaxados ou alisados, já que a química torna os fios mais sensíveis e fragilizados. Soluções:
Desembaraço: Só com pentes de dentes largos.
Cuidados: Não prenda o cabelo quando ele estiver molhado e use elásticos fofos que não arrebentam os fios. Evite as fivelas.
Xampu e condicionador: Prefira os produtos com ação regeneradora para reestabelecer a estrutura dos fios. Dê um tempo no secador e na chapinha.

Queda de cabelo

Quem vê os fios impecáveis da vocalista da banda Calypso não imagina que ela já sofreu muito com a queda de cabelos. "A rotina de trabalho e a gravidez aumentaram o problema, controlado com produtos indicados pela dermatologista."
Ajuda médica: "Quem sofre com queda excessiva de cabelos deve procurar um especialista para identificar a causa", indica Sheila Belloti.
Xampu e condicionador: "Até amenizam o problema, mas não substituem a necessidade de consultar um especialista", diz a terapeuta capilar.

Danificado por química

Não há cabelo que resista às sessões de escova progressiva, tintura... Os fios ficam extremamente ressecados, quebradiços e cheios de pontas duplas. Para recuperá-los, só com tratamentos de choque!
Xampu e condicionador: Procure produtos para cabelos com químicas, com fórmulas hidratantes reforçadas.
Em casa: Hidratações semanais com agentes que nutrem profundamente os fios.
No salão: Hidratações profundas e cauterização.

Cor manchada
Todas as colorações se alteram em contato com o calor e com a luz. "Os vermelhos são os que mais desbotam, seguido dos castanhos e loiros", diz Elza Pontes.
Prevenção: Use um leave-in com proteção solar na piscina ou praia e não abra mão de um chapéu.
Xampu e condicionador: Use os próprios para cabelos tingidos, que fazem a cor durar mais.
Em casa: Faça hidratações semanais com ampolas de queratina, que fecham as cutículas dos fios evitando que a cor "escape".

Cabelo misto
Raízes oleosas e pontas secas. Eis as características dos cabelos mistos, tipo comum entre as mulheres, entre elas Flávia Alessandra. "Muitas, inclusive, pensam ter cabelos secos e na verdade, têm o couro cabeludo oleoso", explica Sheila Belloti.
Lavagem: Pode ser diária ou a cada dois dias.
Xampu e condicionador: Existem xampus seletivos, que atuam de uma forma no couro cabeludo e de outra nos fios. Aplique condicionador para cabelos secos somente no comprimento.
Em casa: Hidratações semanais.

Arrepiados

Eliminar os fiozinhos arrepiados que rondam a sua cabeça não é uma tarefa fácil. E não são somente os fios crespos e ondulados que têm frizz. Os lisos, como os de Glória Pires, também sofrem com o problema.
Xampu e condicionador: Com substâncias anti-frizz.
Finalizadores: Abuse dos silicones e leave-in com anti-frizz. Cabelos crespos pedem fórmulas em creme e os lisos, produtos leves e líquidos.
Em casa: Finalize o penteado com um jato de ar frio do secador, que fecha as cutículas e dá brilho.

Controlar volume

Quem tem cabelos crespos e ondulados sofre para domar o volume e definir as mechas. Já Ana Paula Arósio tira de letra e exibe cachos definidos e volume na medida certa.
Corte: "Deve ser levemente repicado", indica o cabeleireiro da atriz Duda Molinos, de São Paulo.
Xampu e condicionador: Específicos para cabelos ressecados e volumosos.
Em casa: Use um leave-in ou ativador de cachos nos fios úmidos e deixe secar naturalmente.
No salão: Relaxamento dá conta do recado por seis meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário