segunda-feira, 27 de abril de 2009

Como não enlouquecer enquanto o bebê não vem...


Você não vê a hora de sair por aí exibindo aquele barrigão e começar a comprar as pecinhas para o enxoval? Pois, para realizar o seu grande sonho, o segredo é controlar a ansiedade

Nas festinhas de família, a pergunta é inevitável: “Já encomendaram o bebê?” A resposta é que estão tentanto, mas nada ainda. Apesar disso, em casa, o estoque de livros sobre educação de filhos não pára de crescer. E a decoração do quarto reservado para o filhote só não começou porque não se sabe qual será o sexo do pequeno. A situação, bem conhecida dos casais que estão tentando a primeira gravidez, mergulha o casamento em um clima de ansiedade constante. E ela é justamente a pior inimiga de quem está querendo engravidar.
Um dos seus primeiros efeitos negativos é prejudicar a sexualidade dos candidatos a papais e mamães. “De tanto pensar só na gravidez, os casais esquecem de vivenciar a sexualidade plenamente, o que gera mensagens contraditórias na mente e no corpo. Quando estamos ansiosos, o organismo entra em alerta e aciona as suas defesas. E concepção tem a ver com entrega, acolhimento. É preciso estar relaxada para que ela aconteça”, explica a psicóloga Isabel Kahn, professora da PUC-SP. Sua opinião é reforçada por Silvana Chedid, diretora do Centro de Endoscopia Pélvica e Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa e da clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva, ambos em São Paulo, e autora do livro Infertilidade (editora Contexto): “Costumo atender vários casais que estão tentando engravidar há tempos e só quando decidem adiar o plano e tirar umas férias é que conseguem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário