terça-feira, 21 de abril de 2009

Mulher Do lar, com muito orgulho,



Abrir mão da carreira para cuidar dos filhos e do marido
pode parecer um retrocesso na vida da mulher.
Mas acredite: dá para ser muito feliz assim!



Quando alguém pergunta à pernambucana Elaine Silva Marinho, de 31 anos, qual é a sua ocupação, ela fala com convicção: “Sou dona-de-casa”. Uma resposta assim, se fosse dada no passado, não faria muito sentido nem provocaria nenhuma surpresa. Atualmente, no entanto, algumas mulheres da idade dela têm vergonha de dizer isso, pois percebem um certo tom de reprovação nos outros ao revelar que optaram por cuidar da casa, dos filhos e do marido. “Já escutei muita crítica e também já sofri muito por causa disso”, conta Elaine. “Hoje, estou segura de que, diante das circunstâncias da vida, fiz a melhor escolha”.

A história de Elaine é semelhante à de muitas donas-de-casa que cresceram depois da revolução feminista. Ela casou, teve um filho, se separou e precisou contar com a ajuda da mãe para cuidar da criança em seus primeiros anos. “Eu trabalhava de dia e estudava à noite”, conta. “Muitas vezes, nem via meu filho”.

Ao casar de novo e engravidar de seu segundo filho, resolveu não repetir a mesma experiência. Dois meses depois de voltar da licença-maternidade, pediu demissão do emprego como recepcionista de hotel. “Pagar para que outras pessoas cuidassem dos meus filhos estava consumindo quase todo o meu salário”, ela lembra. “ Preferi cuidar deles eu mesma”.

Segundo a psicóloga Olga Inês Tessari, mulheres que tomam essa decisão sofrem hoje um tipo de pressão semelhante ao que ocorria no passado com as que decidiam trabalhar fora. “Nadar contra a corrente sempre traz algum custo para a pessoa”, explica. “Hoje em dia, quem faz essa opção sofre muito preconceito”. Mas a psicóloga chama a atenção para o fato de que, às vezes, quando a crítica vem de outras mulheres, ela pode ser fruto de inveja. “Isso é muito comum”, afirma. “No fundo, elas também gostariam de ter um marido que as sustentasse para poderem ficar cuidando da casa e da família”. De acordo com a especialista, não existe uma escolha certa para todas as mulheres. “Depende das suas condições, das circunstâncias da vida e das suas prioridades”, ela explica.

A advogada paulista Maria Paula Machado, de 31 anos, tornou-se dona-de-casa por uma combinação de fatores. “Ao me formar, não consegui um emprego bem remunerado. Além disso tinha um filho pequeno e mudei de cidade duas vezes por causa do trabalho do meu marido”, explica. Paula também sofreu por causa da decisão e conta que, para se defender psicologicamente das críticas feitas pelos outros, recorreu a uma postura arrogante. “Quando me perguntavam por que eu não trbalhava fora, minha resposta típica era: ‘Eu não preciso disso, tenho um marido que me sustenta’ “, conta. “Era meu coice de auto defesa”.

Segundo a psicóloga Olga Inês Tessari, para aproveitar o que a opção de ser dona-de-casa tem de bom e evitar sofrimento, são necessários alguns cuidados. O mais importante de todos, no entanto, é proteger e cultivar a auto-estima. “Se você está feliz consigo mesma, enfrenta todos os obstáculos da cabeça erguida”. Essa é a chave da felicidade.


PARA SER FELIZ


CONFIRA AS DICAS DA PSICÓLOGA OLGA INÊS TESSARI

PARA QUEM DECIDE SER DONA-DE-CASA




PREPARE-SE PARA AS CÍTICAS


O segredo é conseguir não se abalar ao ouvi-las, mas também não reagir com agressividade a elas. E lembre-se: quem critica nem sempre tem a maturidade necessária para fazer esse tipo de julgamento.

ENCONTRE OUTRAS PESSOAS

Manter-se isolada do mundo, pensando apenas na casa, é prejudicial a você e ao seu casamento. Procure conviver com outras pessoas, fazer amigos, conversar sobre temas alheios à família.

NÃO SEJA SÓ MÃE

Um erro grave é se dedicar apenas aos filhos, sem cuidar de si própria em termos físicos e intelectuais. Faça cursos, desenvolva novas habilidades, mantenha-se informada sobre o mundo, invista em cultura, faça academia. Se você se sentir feliz como mulher, tudo vai bem.


CONFIE EM VOCÊ MESMA


Procure combater o medo de perder o marido e não ter como se sustentar. Na imensa maioria dos casos, quando isso acontece, a mulher consegue dar a volta por cima e percebe que o sofrimento foi em vão. Mas é bom, claro, investir em cursos e outras formas de desenvolver suas aptidões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário